VTVL

Um Falcon 9 realizando um pouso vertical
Pouso do DC-XA em 1996

Decolagem vertical e pouso vertical (em inglês: Vertical takeoff, vertical landing) (VTVL) é uma forma de decolagem e pouso para foguetes. Várias naves VTVL voaram. O foguete VTVL mais conhecido e comercialmente bem-sucedido é o primeiro estágio do Falcon 9 da SpaceX.

As tecnologias VTVL foram desenvolvidas substancialmente com pequenos foguetes depois de 2000, em parte devido a competições com prêmios de incentivo como o Lunar Lander Challenge. Pequenos foguetes VTVL bem-sucedidos foram desenvolvidos pela Masten Space Systems, Armadillo Aerospace e outras.

A partir de meados da década de 2010, o VTVL estava em intenso desenvolvimento como uma tecnologia para foguetes reutilizáveis grandes o suficiente para transportar pessoas. Em 2013, a SpaceX demonstrou um pouso vertical em um protótipo do Falcon 9 depois de escalar 744 metros no ar.[1] Mais tarde, Blue Origin (New Shepard) e SpaceX (Falcon 9), ambos demonstraram recuperação de veículos de lançamento após as operações de retorno ao local de lançamento (RTLS), com o foguete auxiliar New Shepard da Blue Origin fazendo o primeiro pouso vertical bem-sucedido em 23 de novembro de 2015 após um voo que atingiu o espaço sideral e o Voo 20 do Falcon 9 da SpaceX marcando o primeiro pouso de um veículo de lançamento orbital comercial cerca de um mês depois, em 22 de dezembro de 2015. A SpaceX também está desenvolvendo um foguete totalmente reutilizável chamado Starship.[2]

Os foguetes VTVL não devem ser confundidos com aeronaves que decolam e pousam verticalmente que usam o ar para apoio e propulsão, como helicópteros e jatos de salto que são aeronaves VTOL.

  1. February 2016, Elizabeth Howell 06. «SpaceX's Grasshopper: Reusable Rocket Prototype». Space.com (em inglês). Consultado em 18 de janeiro de 2021 
  2. «SpaceX». SpaceX (em inglês). Consultado em 26 de maio de 2021 

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search